Visualizações de página

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Islândia - Iceland - II

Olá!!!

Bem vindos ao Planeta Islândia segundo dia.

Conforme mencionado no texto anterior nossa turma da Volkswagen Brasil ficou na pequena e charmosa cidade de Selfoss e foi de lá que partimos para a primeira exploração dessa incrível região.

Primeira parada, Parque Nacional Þingvellir ( Thingvellir), um dos pontos mais famosos e importantes da história da Islândia. Formado por terreno vulcânico e placas tectônicas que dividem a região entre Europa e America do Norte, sendo possível caminhar entre as placas que chegam a crescer 2cm por ano. O magma não permite que o espaço entre elas "vire mar", ou seja, o país cresce um pouquinho mais todo ano. Encantador, não?

Placas tectônicas, solo vulcânico e a geleira lá ao fundo. Incrível

Destaque para o fato de ser ali o local onde os Vikings realizaram as primeiras assembleias ha mais de mil anos, possivelmente o parlamento mais antigo do mundo.


Mais uma curiosidade do Parque, uma cena de Game of Thrones foi gravada ali no meio das placas tectônicas, uma luta sangrenta entre o Clegane (Cão) e a Brienne de Tarth (Temporada 4, Episódio 10) .

Saindo do Parque Thinkvellir seguimos para admirar os Geysirs, que nada mais são do que nascentes eruptivas. Fenômeno natural raro, existindo em poucas partes do mundo, consiste em jorrar água muito quente e vapor de ar periodicamente, este Geysir que fica em Haukadalur tem um intervalo entre 4 a 10 minutos. Mais um espetáculo da natureza nesse país incrível.



Na frente dos Geysirs existe um hotel e alguns restaurantes. A Volkswagen havia reservado mesas para nosso grupo no Hótel Geysir, e foi uma delícia.
Hótel Geysir e Restaurante

Caldinho de frutos do mar e um refrigerante Islandês que pode ser comparado à nossa Sukita/Fanta.

Pão de Lava - É assim chamado pois é enterrado dentro de caixa de leite e assado com o calor da Terra por 24 horas.

Lava Bread ou Geysir Bread- Pão de Lava - delicioso!!!

Uma das sobremesas mais famosas da Islândia
 A comida da Islândia é sensacional, não me lembro de nada que eu tenha comido e não gostado. Se uma de suas preocupações em visitar o país for a alimentação, fique tranquilo, será muito bem servido de comida fresca e saborosa.

Saindo do almoço e como os pontos de visitação são distantes uns dos outros e o dia muito curto (amanhecia às 10:00 e escurecia às 16:00) seguimos direto para o passeio de Snow Mobile dos Mountaineers of Iceland. Primeiro tour de snow mobile com mais de 100 motos (neve) do país e fazem o passeio na Geleira Langjokull (Glacier). Para quem tiver curiosidade de outros passeios e valores pode acessar o site da empresa: Mountaineers of Iceland.

Ponto de encontro é na sede da empresa (Gullfoss upper parking), onde trocamos de ônibus e entramos em transporte próprio para andar na neve!

Chegando na segunda fase da preparação temos que adicionar roupas pesadas para o intenso frio da geleira. A empresa fornece desde meia, até balaclava, conforme vocês vão perceber nas imagens e minhas roupas.

Primeiro veículo que pegamos na sede em Gullfoss

Antes de trocar de roupa  (O frio já era intenso)

Segundo local, onde ocorre a troca de roupa

Segundo veículo mais adaptado que leva até os Snow Mobile (moto neve) e eu já com a roupa trocada.
Passeio incrível na geleira
 Apesar de aparentemente fácil pilotar o snow mobile, o terreno não é plano e a velocidade não pode ser alta devido ao número de pessoas no passeio. O veículo fica pesado quando devagar e mais leve quando rápido, porém o fator peso do corpo deve ser levado muito em consideração ao passar em morrinhos ou fazer curvas. Ao contrário de quando pilotamos moto e apoiamos nosso corpo para o lado onde fazemos a curva, na moto neve é ao contrário, se você vira para a direita, seu corpo deve fazer peso para a esquerda, sob perigo de tombar. E aconteceram dois ou três acidentes nesse nosso grupo de passeio. Take care!!!
Capacete congelado, duas luvas, pés amortecidos, frio (-8 celcius)
Primeira vez que vi neve cair em floquinhos. Que lugar fascinante!

Volkswagen Brasil
Fim de passeio na Geleira Lagjokull de Gullfoss

No corredor do hotel pronta para a caçada


Mas o passeio desse dia não acabou por aí!!!
Retornamos ao hotel, tomamos banho, jantamos e pegamos outro ônibus para a caçada da Northern Lights (Aurora Boreal).

Apesar de termos corrido de ponto em ponto e a atmosfera não ter sido favorável, nos divertimos tomando cachaça de poupa de batata Islandesa e visitando cachoeira à noite. O frio era intenso, mas a pinga era bruta também!!! 

Aurora Boreal exige inúmeros fatores para ela acontecer, por esse motivo quando falta apenas 1 deles ela simplesmente não é visível.










Cachoeira Oxárarfoss - Parque Thingvellir 

Parque Thingvellir  - Caminhando pelas Placas Tectônicas
(Os parques nacionais ficam abertos ao público à noite)


E assim terminou às 2:00 da manhã esse dia incrível, mesmo sem Aurora!!!

No próximo post tem mais Islândia!!!

Obrigada

Abraços.

Nathalia Barbosa







Um comentário:

  1. Sensacional. Que lugar maravilhoso. Paisagens parecendo pinturas. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem, dica ou pergunta. =D