Hello!!!
O post da vez é sobre o passeio que fizemos no feriado de carnaval deste ano de 2014. Queria agradecer muito meu querido namorado Evandro pelo feriado maravilhoso.
O post da vez é sobre o passeio que fizemos no feriado de carnaval deste ano de 2014. Queria agradecer muito meu querido namorado Evandro pelo feriado maravilhoso.
Bom...já não sou fã de carnaval, mas o feriado eu adoro, então para fugir da loucura das festas de rua e de certas músicas xaropes resolvi procurar um lugar bem diferente do tradicional. Escolhemos visitar uma fazenda muito especial no interior de São Paulo.
Saímos de Curitiba na sexta-feira (28 de fevereiro) chegando a noite no destino, São Carlos- S. Paulo.
No sábado fomos conhecer o Museu Tam, que falarei mais a frente sobre este passeio, e no domingo fomos para a Fazenda Monte Alto, aproximadamente 50km de São Carlos e 5km de Dourado.
Eu havia pesquisado fazendas produtoras de café, e entrei em contato com a Fazenda Monte Alto, vindo a fechar o passeio para o dia 02 de março, no domingo.
Bacana!!!
Chegamos na fazenda por volta das 09:00horas e já fomos recebidos pela Maria Helena, proprietária da fazenda e responsável pela produção do café, uma pessoa muito receptora e que nos deixou a vontade, parecíamos visitas já conhecidas. Tomamos um café e começamos nossa visitação, sendo guiados pela Maria Helena.
Não vou contar detalhes do passeio porque espero que um dia cada um de vocês vá conhecer, principalmente as histórias incríveis contadas pela Maria Helena e seu marido Ricardo.
Conhecemos a história do Café Helena, assistimos ao vídeo em que a Maria Helena ganhou o prêmio Nacional do Sebrae, como Empreendedora do Ano em 2006, vimos os maquinários, os equipamentos, escritórios, a plantação, o café torrado, enfim, cada canto tem uma história muito empolgante. Eu não conseguiria transmitir as sensações por escrito, pois seria realmente impossível, mas mostrarei algumas fotos das maravilhas e delicadezas dos detalhes da fazenda e do casarão.
Quem gosta de café, deveria tentar aprender um pouco mais sobre o assunto, muitas pessoas não tem idéia do que está levando para casa, e pior ingerindo!
O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior consumidor, perdendo apenas para os Estados Unidos, mas temos que enfrentar muitas barreiras ainda, principalmente no sentido de vender qualidade para a população, e não apenas quantidade.
Todos já ouviram falar que café demais dá dor no estômago, dor de cabeça, ou prejudica a saúde, porém estão corretos!!! Quem toma certos "cafés" realmente vai sentir alguns sintomas, simplesmente por não estar tomando o puro e verdadeiro café. Assombrem-se amigos, mas muitos dos cafés que vocês compram no mercado, mesmo estando anunciado 100% Arábica, na verdade é Café Arábica com uma boa parte de Conillon-Robusta (café mais simples, muita cafeína e por isso mais barato). Até aqui tudo bem, o problema é que junto dos grãos de café, muitos torram paus, pedras, cascas e folhas!!! E não é exagero, pois o processo para separar somente os grãos é extremamente delicado e caro. Óbvio que vai sentir algum tipo de dor se tomar em quantidade excessiva. Para que o paladar popular não identifique as impurezas não há incentivo a beber café puro, e sim com adição de açúcar.
"Nossa Nathália! Que loucura isso que você está falando! Capaz!!! Não deve ser tudo isso! Existem cafés muito bons sim nas prateleiras do mercado!"
Provavelmente até tenha... mas deve ser por isso que dificilmente você encontra café em grãos nas prateleiras. Acredito que 98% dos cafés vendidos em prateleiras é moído!!! Portanto, para tomar um bom café, procure cafeterias que servem cafés gourmets, em grãos, e pergunte sobre o café, para entender um pouco mais sobre qualidade, e entender que o "cafezinho" 30 ml por R$4,00 (muitos acham caro), conhecido como café espresso, e assim devendo ser chamado, é muito especial!!!
E só lembrando, que sim, o café faz muito bem para a a saúde e bem estar, confira no site oficial da ABIC (Associação brasileira da indústria do café): Benefícios do Café.
E só lembrando, que sim, o café faz muito bem para a a saúde e bem estar, confira no site oficial da ABIC (Associação brasileira da indústria do café): Benefícios do Café.
Abaixo fotos comparativas tiradas por mim.
Café de qualidade sem casca, ainda verde, ou seja, antes de ser torrado. |
Café irregular, de má qualidade, mal selecionado, grãos passados - antes de ser torrado. |
Cascas e paus. Normalmente é torrado e moído junto dos grãos não selecionados. Conheçam os possíveis defeitos do café: Mexido de Idéias
Certo!!! Um pouco do que aprendi em curso de Barista e na fazenda está aí, mas não se desesperem, pois muita coisa de má qualidade que consumimos a culpa não é nossa. Existe salvação, pois sempre podemos melhorar. Aqui em casa compramos café em grãos, ou pedimos para moer na hora lá na loja, pois nós mesmos escolhemos o café que queremos, inclusive a região (Norte do Paraná, interior de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia). Compramos também cápsulas para a máquina da Nespresso.
Abaixo vou mostrar um pouco da fazenda e do interior do Casarão.
Escritório
Entrada do Escritório
Escritório
Lavadora e separadora de grãos
Bandejas de análise de grãos cafés
Vista do escritório
Pé de café com as "frutas"
Paredes que foram construídas no Século XVII e que servia de forte (para proteger de índios e escravos), vindo posteriormente a virar uma casa no período do café.
Sala feita aproveitando o antigo forte - reparem as paredes de pedras, elas têm aproximadamente 1 metro de largura.
Uma das salas no interior do Casarão - totalmente reformado nos padrões franceses da época do café.
Conseguiram restaurar os antigos traços do Casarão desde o teto até o chão
|
Almoçamos na fazenda uma comida caseira de fogão a lenha deliciosa.
Banheiro de visitas.
Café Helena em grãos
O Café Helena é muito especial e traz consigo muita história, inclusive a valorização do trabalho feminino. A Fazenda recebe visitações mediante agendamento e vale muito a pena conhecer. Você pode comprar cafés em grãos ou moídos lá mesmo.
Adoramos cada minuto que passamos por lá, e a cada xícara de café degustado, uma boa e saborosa lembrança. Nós retornaremos para outro café com certeza!!!
Coffee =D
website Café Helena: http://www.cafehelena.com.br/
Obrigada por ler e espero que tenha gostado. Caso tenha alguma informação, dica ou opinião fique a vontade para comentar.
Até a próxima.
Nathy B.
Ficou excelente a reportagem!!! Parabéns!! ;-)
ResponderExcluirQue lugar incrível... Adorei as informações e A decoração realmente é linda. Ja ta no meu bloquinho pra conhecer futuramente.
ResponderExcluirOBRIGADA KE POR SEMPRE PARTICIPAR DOS MEUS POSTS =D
ExcluirJá tive o prazer de conhecer a Fazenda e fomos muitíssimo bem recebidos pela Maria Helena e Ricardo. Realmente um lugar que vale a pena ser visto.
ResponderExcluir