Visualizações de página

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Turim/Torino - Piemonte - IT

Olá, aqui vai mais uma postagem curta sobre uma também breve visita de um dia à bela cidade de Torino, em português Turim, na região italiana de Piemonte.

Como estava hospedada na casa do meu irmão em Bérgamo, na região da Lombardia, relativamente perto à Turim resolvi pegar um trem até lá.
A viagem tem a duração de 3 horas, com uma ou outra troca de trem, mas se prestar atenção aos bilhetes, aplicativos de viagem, mapas das cidades, horários e números dos trens não tem erro ahahahha. Sim, às vezes pegar trem na Itália pode ser complicado para quem não está familiarizado com o meio de transporte ferroviário. Mas, comigo deu tudo certo! Eu estava com a minha mãe, que se perguntasse onde ela estava, ela não saberia dizer nada, bem confusa e total perdida.

Chegamos em Turim pela estação Porta Nuova, a principal da cidade. Fui até uma tabacaria comprar bilhete do metrô. Usando o aplicativo Move it eu sabia qual estação entrar e onde deveria descer, eu precisava ir ao Museu Nacional do Automóvel.      


Os apaixonados por carros, assim como eu, acredito que toda vez que vê um museu, exposição ou feiras de automóveis tem que visitar. Foi o que eu fiz quando fiquei sabendo da existência do Museo Nazionale dell'Automobile em Turim. A visitação custa de 15 euros, tem muitos carros antigos que contam a história da Itália e alguns outros países através de sua exposição com datas marcantes, é bem interessante. Uma coleção de respeito.

 




Terminada a visitação ao museu fizemos o mesmo caminho de volta à Estação Porta Nuova, que fica no centro histórico de Turim. Ali pudemos passear e interagir com os locais em lojas e cafés. A impressão que ficou de Turim é que as pessoas são bem simpáticas, pacientes, sorridentes e atenciosas com o turista.

 


A cidade é um encanto, assim como em praticamente todas as cidades italianas ali se respira, caminha e enxerga arte por todo lugar.

 

Compramos a passagem na Estação Porta Nuova e fizemos a viagem de volta à Bérgamo, que durou as 3 horas, com apenas uma troca de trem em Milão.

Abraços a todos.

Nathalia Barbosa
Viagem à Turim em Setembro de 2019






Liubliana - Eslovênia / Ljubljana-Slovenja

Olá, o post de hoje é para contar brevemente como foi minha visita à Capital eslovena, a cidade de Liubliana.
Foi um passeio rápido, apenas um dia, mas o suficiente para me encantar pela Eslovênia, país que faz fronteira com Itália, Hungria, Áustria e Croácia, no leste Europeu.
Praça Preseren - em frente à da Igreja Vermelha (Igreja Franciscana) - Centro de Ljubljana
Como estávamos de carro saindo da Itália, tivemos que comprar um selo para podermos circular dentro do país, aliás, alguns países da UE ou que fazem fronteira exigem esse selo (um específico para cada país e com validades e preços variados). Vale a dica, caso forem visitar algum país região de carro busque se informar se existe a necessidade de comprar o selinho para o para-brisa do carro.
O selo é encontrado em postos de combustíveis antes de chegar na fronteira, e custou 15 euros com validade de 1 semana.

Reservamos uma noite pelo Airbnb, chegamos e fomos direto ao apartamento deixar o carro e as coisas para sair conhecer a cidade.
A nossa anfitriã nos mandou informações úteis sobre a cidade, onde comer, como utilizar o ônibus e onde visitar, foi, uma excelente ajuda.

Para pegar ônibus você precisa adquirir um cartão, custa 2 euros e é comprado em quiosques eletrônicos próximos aos pontos de espera.  Na sequência é só colocar crédito e utilizar o ônibus. Se estiver em mais pessoas pode comprar apenas um cartão e adicionar crédito suficiente. Ao entrar no ônibus é só informar ao motorista quantas pessoas estão com você que ele mesmo digita na máquina e desconta do crédito do cartão. Simples.
Máquina de comprar cartão e de adicionar crédito para o ônibus

Pegamos o ônibus e descemos no centrinho (descemos na parada Posta), perto do rio que corta a cidade e onde ficam os bares, restaurantes badalados da cidade de Liubliana, e também aos pés do morro do Castelo.

Pop's Place - cerveja gelada e muita variedade - Serve Hamburger delicioso
Klobarsana - Lugar pequeno, que serve a linguiça típica eslovena(Kranjska Klobasa) e é o mais premiado da cidade

Meu irmão e eu 

Experimentando mais cervejas pela capital

Bar Figovc -  Prekmurska Gibanica -Sobremesa típica eslovena à base de nozes, maça e canela 

Vale a visita ao Castelo de Ljubljana, tem uma vista incrível da cidade, custa 12 euros o bilhete simples e 15 euros o bilhete com áudio guia (tem em Português de Portugal).

Ao comprar o bilhete para o Castelo automaticamente compra para o funicular que te leva para cima e depois para baixo

Ouvindo o áudio guia




Me apaixonei pela Slovenja. Quero voltar com mais tempo! A cidade de Ljubljana tem muita vida! Me surpreendi pela comida gostosa, atendimento simpático (falam várias línguas), preço super tranquilo e ambiente alegre descontraído.
Os mesmos bares e restaurantes da noite também abrem de dia, então é uma região sempre movimentada.
Margens do Rio Ljubljanica


Espero que tenham curtido um pouquinho sobre Ljubljana e tenham  a oportunidade de conhecer ou de retornar, assim como eu pretendo.

Um Abraço.

Nathalia de Oliveira Barbosa

Viagem de Outubro 2019.