Visualizações de página

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Norte do Veneto - Italia

Ciao amici!!!

Hoje é dia de Valle di Cadore, divisa com a Áustria e tour de carro pela Itália.

Saindo de Veneza (post anterior), pegamos o ônibus (8.00 euros) na estação Mestre com destino ao Aeroporto Internacional para retirar o carro que alugamos.
Seguimos de carro para a cidade do interior onde estávamos hospedados e passamos por um pedágio e, apesar de terem nos alertado da existência, não nos explicaram como funcionava. 

Você chega no pedágio e retira o ticket, nele consta a hora e o nome da praça de onde você retirou, porém, nada de valor. Ok, a catraca levanta e você segue com aquele papel em mãos até o seu destino. Eu retirei o bilhete em uma das saída de Veneza, ou seja, ao entrar na auto pista, devendo ser pago apenas quando sair da auto pista, sendo assim, na cidade destino. Nunca no meio da estrada/caminho. É auto service,  você coloca o bilhete retirado lá naquela praça, o valor aparece na tela, podendo pagar com cartão, dinheiro e/ou moeda. 

Neste site você consegue calcular o valor do pedágio e ter noção do custo de sua viagem de carro pela Itália:  http://www.autostrade.it/autostrade-gis/percorso.do
Também contém diversas informações úteis, além dos pedágios, informa a distância, postos de combustíveis, acidentes, obras nas pistas e com o aplicativo poderá ver os pontos turísticos que estão naquela região.
As estradas são excelentes, seguras, porém, na minha opinião o pedágio tem um valor elevado.

Enfim...alugamos o mais italiano dos carros, o Fiat 500. O "bambino", como assim apelidamos, mantendo a velocidade de 120km/hr, ele fez uma média 17 km/litro e conseguíamos completar o tanque com 45 euros.

Na manhã seguinte que alugamos o carro, meu irmão e eu seguimos na missão de localizar a Igreja e tentar falar com o padre, sobre os documentos dos trisavós do Evandro (marido), na cidade Valle di Cadore, mais ao norte do país.


Chegamos ao Valle di Cadore, tomamos um café, usamos o banheiro, comprei um vinho de presente e fomos atrás da Igreja e do Padre. 
Valle di Cadore - Província Belluno - Região Veneto

A Igreja era fácil de localizar, mas o padre, foi uma luta em vão! 
Igreja San Martino
Vista da Igreja San Martino

A Vista é Incrível!!!

A Igreja foi fundada em 1719. Porém testemunhos afirmam que em 1208 já haviam atividades religiosas nesse local.
Escolheram um belo local para esse templo religioso maravilhoso!

Estava fechada, então fomos pedindo informações aos locais de como fazer para localizar o padre.
Todos falavam para procurar na canônica. Depois de rodar muito nessa cidadezinha de ruas estreitas, encontramos outras pessoas e pedimos novamente informação sobre o padre. Um senhorzinho apontou que estávamos poucos metros de lá: "É ali, onde está o trator", disse ele. Nada como um trator amarelo como ponto de referência!
Interfone da Canonica
Batemos palma, tocamos interfone, gritava "PADRE", ouvíamos barulhos dentro da casa, porém ninguém nos atendia.  Até que, finalmente fomos ouvidos e atendidos por um rapaz que estava fazendo reparos lá dentro. Deixei a carta com as informações das certidões e dinheiro para o correio, pedi por favor para entregar ao Santíssimo Padre, alertei que era importante. Agora é esperar a carta chegar no Brasil. 
Será que vai dar certo? Só o tempo e o correio irá me dizer.

"Resolvido" o problema da carta ao padre, meu irmão sugeriu que fossemos até a divisa com a Áustria. Não estávamos fazendo nada, eram apenas 50km dali, então fomos!
Estradas entre Valle di Cadore e Cortina d'Ampezzo - Italia
Divisa Italia - Áustria


No retorno passamos pela cidade dos nossos familiares, em Treviso para jantar em um típico restaurante italiano Trattoria All' Antico Portico.


Valeu a pena esse rápido passeio até a divisa com a Áustria, até a Igreja em Valle di Cadore e jantar na cidade dos nossos antenatos - trisavós (Ferdinando Fantin e Hermenilda Mariotti). Foi uma quinta feira incomum, cansativa, porém muito valiosa.

Um abraço a todos.

Até breve!!!

Nathália Barbosa.




terça-feira, 4 de abril de 2017

VENEZA - VENETO - ITALIA

Ciaoooo!!!
E finalmente eu retorno com uma ótima notícia!!!!
Além de visitar a Itália, eu voltei Italiana!!! Aplicamos a cidadania e saiu!
Agora sou oficialmente italiana de papel, pois de sangue, segundo a lei, eu sou desde o nascimento! Chique, não!?

O processo de busca de documentos pela cidadania eu falei no post anterior, neste eu vou falar sobre a minha experiência na primeira visita ao país do meu antenato, Trisavô Ferdinando Fantin.

Eu e meu irmão pegamos um vôo saindo do Rio de Janeiro rumo à Veneza com conexão em Londres. Queria falar isso, pois estou encantada com o Heathrow Terminal 5 do aeroporto de Londres, e foi ótimo ter parado algumas horas ali. O aeroporto é completo, Free Wifi, restaurantes e cafeterias, lojas de luxo maaaaraaavilhosas e os valores já contabilizado com o tax free, ou seja, para quem está pensando em comprar algo na Gucci, Burberry, Chanel, Bvlgari, entre outras, e for fazer conexão por ali, fique esperto, quem sabe você já adquire ali mesmo seu item desejado.

Enfim, vamos ao que interessa, chegamos à Itália e começamos o pequeno tour por Veneza  e proximidades, na região do Veneto, norte do país. Não querendo puxar saco, mas apesar da minha família ser originariamente dessa região, eu realmente achei a região mais bonita e organizada das que visitei.
Ficamos hospedados em outra cidade, resolvendo a questão dos documentos, porém tivemos oportunidade de passear.

Chegamos de ônibus até a estação Mestre- Santa Lúcia, a partir dali somente a pé. Você não precisará ter carro, pois a região de ilhas é explorada a pé, ou de barco, seja ele uma gôndola, Vaporeto (ônibus aquático), ou barcos-táxis, inclusive com este último, você pode sair diretamente do aeroporto e seguir até o canal mais próximo do seu hotel, caso esteja hospedado na ilha.
Táxi aquático privado custa em média 150.00 euros, perfeito para quem quer chegar arrasando (e rasgando) mesmo!!! O táxi aquático compartilhado é uma média de 40.00 euros.

Passeio de gôndola na alta temporada é 80 euros, porém na baixa temporada nos custou 60 euros e dura em média 15/20 minutos, estávamos em 3 pessoas, porém caberia mais 2 tranquilamente, e esse valor pode ser divido entre os interessados, ou seja, cada um pagou 20 euros. Valeu a pena, é muito gostoso, você consegue ver a cidade por um ângulo diferente de quem apenas caminha, eu recomendo, visual encantador, gondoleiro que contratamos era simpático, un belo ragazzo italiano e as fotos ficam incríveis!!!

Antes de ir eu pesquisei algumas coisas, e fiquei sabendo, é bom perguntar em alguns restaurantes, se para sentar e utilizar as mesas para uma refeição, ou uma simples pizza você precisa pagar uma taxinha extra (é mole!!???). Dei sorte duas vezes, lembrei de perguntar antes de sentar e não era pago, Ufa! Ah, paguei 7.00 euros nessa pizza.

Veneza é uma graça, encantadora, e ao contrário do que se ouve falar, pelo menos nessa época que fui (março) não tinha mal cheiro nenhum. Os vênetos são simpáticos e atenciosos, não tenho o que reclamar disso.



Apesar de não ter tido muito tempo para sentar, tomar um vinho, comendo fatias de salame e parma com um bom azeite da terrinha, observando as gondolas passarem, foi uma experiência maravilhosa. Tivemos apenas um dia para percorrer o centro histórico de Veneza, caminhamos 16 km nesse dia, mas valeu a pena.
Voltarei com tempo para poder curtir a bela Venezia!!

Vou adicionar algumas fotos da ilha, porque imagens falam mais que mil palavras. Recomendo muito Veneza, mas eu diria que não é uma cidade para levar crianças, pois é tudo feito caminhando e explorando, devendo ter muuuuuita paciência para apreciar cada café, salumeria, trattoria, padaria, igrejas, enfim...programa pra gente grande.


Tem muita vitrine com comida boa, dá vontade de comer tudo o que vê. A dica de hoje fica para a loja oficial da Magnum sorvetes, não deixem de visitar, eles preparam para você na hora e fica essa belezinha aí! 

Ponte Rialto - Uma dos pontos mais visitados da ilha.






Nos próximos posts vou falar mais dos outros locais que visitamos nesta viagem, curiosidades e dicas sobre viajar de carro pela Itália.

ARRIVEDERDI AMICI!!!!

NATHÁLIA BARBOSA

=D